Pesquisar neste blogue
sábado, 7 de setembro de 2013
Betelgeuse
Alpha Orionis conhecida como Betelgeuse é a segunda estrela mais brilhante na constelação de Órion. Apesar de ter a designação ''alpha'' na Classificação de Bayer, ela não é mais brilhante que Rigel.
Betelgeuse é na verdade mais brilhante do que Rigel no comprimento de onda infravermelho, mas não nos comprimentos de onda visíveis.
O diâmetro de Betelgeuse é cerca de 1000 vezes o diâmetro do Sol, e o brilho de cerca 100.000 vezes maior que o da nossa estrela. A sua massa é cerca de 20 vezes a massa do Sol. Estes não são números rigorosos, mas permite-nos ter uma ideia aproximada. Para além disso, Betelgeuse é uma estrela com brilho e tamanho variável.
Betelgeuse está provavelmente próximo do final de sua ''vida''. É possível que nos próximos milhares de anos esta estrela venha a explodir tornando-se numa supernova. Quando tal acontecer será certamente um acontecimento astronômico bastante marcante, pois durante alguns meses a supernova poderá atingir no nosso céu noturno um brilho próximo ao brilho da Lua cheia, não causando problemas à vida no planeta Terra.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário